CRAS DESENVOLVE PROJETO: CONVIVER

Consiste em uma visita qualificada a alguns idosos do município. Àquelas pessoas que se encontram em situação de doença e, que por isso, possuem dificuldade de locomoção; outras que são saudáveis, mas que, por outro lado, permanecem quase somente em casa, isolados, tornando reduzidos os laços do convívio social; e ainda àqueles idosos que possuem uma dinâmica ativa de vida, mas que, por um ou outro motivo, foram incluídos ao projeto.

Organiza-se um pequeno grupo de idosos, adaptado ao espaço que o idoso visitado possui em seu domicílio, e realiza-se a visita.

No encontro, conversamos a respeito da CONVIVÊNCIA, o que realmente significa conviver, o que dificulta e o que favorece a convivência, o porquê de convivermos, etc. Ademais, buscamos fazer uma integração adaptada ao idoso em questão (visitado). Se ele gosta de jogar baralho, joga-se um período do tempo de baralho, se gosta de contar histórias, reforçamos a contação destas, se gosta de cantar, cantamos…

Durante os encontros, reforçamos para que o grupo visitante vá intencionado a levar coisas boas (esperança, alegria, mensagens positivas).

 

Metodologia do Trabalho:

 

Identificação da população idosa público alvo deste projeto provem do levantamento de dados através das Agentes Comunitários de Saúde. As atividades relativas ao projeto são desenvolvidas através de uma articulação previa com a família em que são definidos dia e horário a ser executados. Posteriormente, é realizada a busca ativa para articulação com os idosos participantes do Projeto “Cada Idade tem sua Juventude”, entre outros idosos da comunidade.

Equipe técnica responsável: Sirlei Z. Dal Bianco (Assistente Social) e Elizandro Pagani (Psicólogo)

O  projeto teve inicio no ano de 2013 e continuando em 2014.