Núcleo Escola Municipal de Marema realiza atividade sobre a Educação Alimentar e Nutricional

Sabe-se que a alimentação é um dos principais fatores que influenciam no rendimento escolar. Pensando nisso a Secretária de Educação de Marema realizou atividades que ajudarão os alunos nos problemas causados pela má alimentação, como déficit de atenção, faltam de memória, entre outros, podem estar ligados à alimentação inadequada. Sabe-se que as práticas alimentares são adquiridas durante toda a vida e a escola exerce influência na formação de crianças e adolescentes.

A escola se constitui em um centro de convivência e ensino-aprendizagem, onde deve haver envolvimento de toda comunidade escolar – alunos, professores, funcionárias, pais, merendeiras e nutricionistas – para atuação integrada em estratégias e programas de promoção da alimentação saudável, garantindo a qualidade das refeições servidas e a oferta de alimentos nos espaços escolares.   Para garantir um bom funcionamento do organismo, torna-se indispensável, uma boa alimentação que possa suprir as necessidades nutricionais necessárias para manutenção da saúde prevenindo assim doenças tanto provocadas pela falta de nutrientes e quanto pelo excesso dos mesmos.

Segundo a Secretária Municipal da Educação Rosangela D. Mascarello acredita que um dos fatores que possa colaborar para a conquista de uma alimentação de qualidade é a Educação Alimentar e Nutricional no ambiente escolar. Buscando uma melhor qualidade de vida aos nossos escolares, foi realizado um trabalho pela Nutricionista Ivanir Henz com o tema do valor nutricional dos alimentos avaliando a quantidade de açúcares, sal e gordura que está associada a práticas educativas que contribuem para formação de condutas alimentares saudáveis, evitando assim doenças e favorecendo uma melhor qualidade de vida.