Governo de Marema promove V Conferência Municipal de Saúde

Profissionais de saúde e sociedade avaliaram a situação local da saúde e elencaram propostas para os planos municipal, estadual e nacional de saúde.

Foi realizada na última sexta-feira (26), a V Conferência Municipal de Saúde no Centro de Múltiplo Uso. O evento reuniu aproximadamente 100 pessoas, dentre elas profissionais da Secretaria da Saúde, autoridades, usuários das unidades de saúde e a comunidade maremense.

A Conferência foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde. Neste ano a conferência teve como tema: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. A meta das conferências realizadas em todos os municípios brasileiros foi avaliar a situação da saúde pública, elaborar propostas a partir das necessidades e participar da construção do Plano Plurianual (PPA) e dos Planos Municipal, Estadual e Nacional de Saúde.

Para a palestrante Patrícia de Varias, todos os cidadãos têm seus direitos garantidos, mas também possuem deveres. “Na palestra falei muito sobre a prevenção, pedi que os usuários previnam-se das doenças, que se cuidem, que não tomem tanto remédio. Nós temos o dever de caminhar mais, praticar exercícios físicos, se alimentar melhor para evitarmos a doença”, destacou.

Conforme o Presidente do Conselho da Saúde, Nelci Zili, é fundamental discutir saúde para que todos saibam como funcionam os trabalhos das unidades “É muito importante participar porque a conferência é um fórum onde tantos os usuários quanto os profissionais da saúde podem neste momento expor como esta a saúde no município, que pontos podem ser melhorados e levantar propostas para as novas diretrizes”, destacou o conselheiro.

A abertura do evento foi acompanhada pelo Prefeito Marcos Pedro Batistel, Secretária de Saúde, Carmem Pércio; Presidente do Conselho de Saúde Nelci Zili; Conselheiros Locais de saúde; Vereador Dionísio Falabretti, além de demais lideranças e representantes da comunidade.