Decreto estabelece uso de máscaras para proteção ao Covid 19 em Marema

A Prefeitura de Marema publicou na última segunda-feira (13), o decreto nº073/2020, que fixa ações adotadas pelo Governo do Estado no enfrentamento ao novo coronavírus e estabelece regras para o funcionamento dos serviços públicos. O documento também orienta que toda a população deve fazer o uso de máscaras e apresenta instruções para a confecção doméstica.

Ao assinar o decreto, o Prefeito Adilson Barella, destacou que as normativas para a confecção e uso de máscaras, atendem às recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde. “Estamos vivendo um período inédito, onde a proteção individual é fundamental para garantir a nossa saúde, a saúde das nossas famílias, amigos e de toda a sociedade. Além das demais medidas de higiene, neste momento, a orientação é usarmos máscaras de tecido duplo ou triplo, que podem ser confeccionadas em casa. No site da Prefeitura está disposta a normativa de como devem ser essas máscaras. Em caso de dúvidas, nossos profissionais da saúde também estão preparados para ajudar.” Afirma Barella.

A Secretaria de Saúde de Marema reforça que o uso de máscara, associada a lavagem de mãos, etiqueta respiratória, uso de álcool gel e distanciamento social, aumentam, significativamente, a proteção da população contra a COVID-19. As medidas criam uma barreira parcial para a transmissão do vírus e impedem a disseminação pelo contato com gotículas infectantes.

Os serviços oferecidos pelos departamentos públicos estão sendo retomados pela Prefeitura de Marema. Para que não ocorra aglomeração de pessoas, a recomendação é que a população busque orientações ou faça agendamento de atendimentos, pelo telefone 3354-0222. Em todos os setores, estão disponíveis itens de higienização das mãos e cartazes com orientações.