Marema conclui o Plano Municipal de Cultura

Marema já conta com o Plano Municipal de Cultura. O documento que traça metas e desafios para os próximos dez anos, foi apresentado na última sexta-feira (30), pelo Governo Municipal e o Departamento de Cultura, durante o 1º Seminário Regional de Cultura. O evento, que ocorreu em São Domingos, reuniu prefeitos e representantes dos 14 municípios da AMAI (Associação dos Municípios do Alto Irani).

O Prefeito de Marema, Adilson Barella, participou do ato juntamente com a Primeira Dama, Simone Barella (Diretora de Cultura) e demais profissionais do Executivo Municipal e representantes da Comissão de Elaboração do plano. O documento foi elaborado de acordo com determinações da política cultural do Ministério da Cultura (MinC), por meio do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e do Plano Nacional de Cultura (PNC).

A Diretora de Cultura explica que a elaboração do Plano demandou de grande empenho por parte da comissão articuladora, Departamento Municipal de Cultura, Governo Municipal, Conselho Municipal de Política Cultural e sociedade. “Foi um ano de intenso trabalho. Esperamos, a partir desde documento, consolidar ações para a área cultural, com perspectivas de crescimento ao longo dos próximos 10 anos, tendo impacto direto na qualidade e no modo de vida da população. Desejamos que este plano perpasse os ciclos de governo e destaque-se como um norteador do planejamento municipal para o constante processo de mudança social,” afirma Simone.

Barella avalia que a exemplo de outras áreas como educação e saúde, a cultura também requer a definição de instrumentos legais para direcionar, orientar e priorizar as ações do governo. “O Plano Municipal de Cultura é uma ferramenta para a boa gestão pública. O documento representa o desejo e o compromisso da administração pública municipal e da comunidade, em desenvolver essa área, de acordo com os anseios da comunidade, destacando assim a diversidade cultural e potencializando seu desenvolvimento,” declara o Prefeito.