Unidade de Saúde de Marema realiza mobilização para o Dia Nacional de Combate ao Fumo

Administração Municipal Juntamente com a Unidade de Saúde de Marema mobilizaram a população para o Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, data instituída em 1986 pela lei nº 7488, que foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), juntamente com a equipe de saúde da família de Marema colocaram faixas sobre o tema bem como arvores secas com caixas de cigarro para mostrar a população o quanto o cigarro traz efeitos nocivos ao organismo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morrem todo o ano no Brasil em decorrência do fumo. Esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial.

Abandonar um vício não é tarefa fácil. Pensando nisso a Unidade de Saúde de Marema destaca que disponibiliza ajuda bem como tratamento para as pessoas que querem cessar com o hábito. Porém a grande dificuldade que a equipe relata é que a lista de fumantes é grande porém os pacientes não tem interesse de parar.