Decreto define medidas de enfrentamento ao coronavírus em Marema

O Prefeito de Marema, Adilson Barella, assinou ontem (18), um decreto estabelecendo uma série de medidas para o enfrentamento ao coronavírus.  Dentre as determinações está a suspensão do atendimento presencial ao público pelo período inicial de sete dias. O documento (disponível no site da prefeitura), também recomenda medidas de proteção individual para pessoas com sintomas respiratórios e orienta para que se evite a circulação e aglomeração de pessoas.

Conforme o decreto, está proibida a abertura do comércio em geral, sendo mantidos somente os serviços públicos essenciais ligados à Secretaria Municipal da Saúde, Defesa Civil, mercados, farmácias, postos de combustíveis e agora, estabelecimentos agropecuários (conforme determinação do Governo do Estado). No caso do descumprimento das medidas, os responsáveis serão enquadrados nos termos previstos em lei.

Em Marema estão suspensas todas as atividades e oficinas culturais; aulas no Núcleo Escolar Municipal, Ceim (Centro de Educação Infantil Municipal) e no colégio estadual; o transporte de passageiros; atividades esportivas e campeonatos; reuniões e encontros de idosos; atos públicos; e atividades ligadas ao SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).

A Secretaria de Saúde de Marema informou ainda na terça-feira (17), o fechamento da academia municipal de saúde; o cancelamento de atividades do Grupo de Hipertensos e Diabéticos, Grupo de Caminhada e Saúde em Movimento; e também a suspenção do transporte coletivo de pacientes para tratamento e procedimentos em hospitais e clínicas de outros municípios (o transporte será individual somente em casos de urgência ou emergência).

Ainda na área da saúde, os atendimentos odontológicos na Unidade de Saúde, serão realizados somente em casos de urgência e emergência. Pacientes com hipertensão e diabetes irão receber os medicamentos em casa. Já as pessoas que fazem uso de remédios controlados, deverão solicitar a renovação de receita pelo telefone 3354-0022.

Para manter a saúde, principalmente da população idosa de Marema, a partir da próxima segunda-feira (23), quando inicia a campanha nacional de vacinação contra a influenza (gripe), os idosos com 60 anos ou mais, irão receber em casa a imunização. Profissionais de saúde irão percorrer os domicílios para aplicar a vacina.

O Prefeito Barella afirma que há preocupação em manter a saúde da população, por isso pede que todos atendam as recomendações e permaneçam em casa. “O período não é de férias. Precisamos da colaboração das famílias para que permaneçam em casa e evitem visitas. Nós temos mais de 560 idosos no município (com menos de dois mil habitantes) e queremos preservar esse público. Orientamos que antes de ir até a Unidade de Saúde, as pessoas liguem e informem os sintomas. Vamos evitar aglomerações para coibir o contágio de qualquer doença. Entendemos que será um período difícil para todos, principalmente para o comércio, por isso, precisamos da colaboração de todos,” afirma o Prefeito.

Maremenses com qualquer sintoma de gripe ou outro problema, devem entrar em contato com a Unidade de Saúde – 3354-0022.