Academia de atividades físicas está transformando a vida de maremenses

“Eu tinha bastante dor na coluna e nas articulações. Depois que comecei a me exercitar, minha vida mudou quase 100%. Faço academia uma vez por semana e estou muito feliz. Em três meses, já senti muita mudança. As dores nos joelhos e na coluna, amenizaram muito.” Esse é o depoimento de Rosane Siqueira, uma das pessoas que frequenta periodicamente a Academia Municipal em Marema.

A academia Saúde e Movimento foi inaugurada pelo Governo Municipal, em junho de 2019. O local foi estruturado com recursos próprios do município, um investimento de R$ 94.972,60. Conforme o Prefeito Adilson Barella, “recursos oriundos da gestão consciente do dinheiro público e da economia gerada pelo município.”

A meta da academia, gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde, é promover a saúde da população, com o atendimento principalmente aos diabéticos, hipertensos, idosos e integrantes do grupo de emagrecimento consciente. Atualmente estão inscritos 296 usuários, divididos de segunda à sexta-feira, nos três períodos do dia. Maria Helena Ceratto é uma das participantes que nunca faltou na academia. Ela conta que sentia muita dor em uma perna e a médica da Unidade de Saúde recomendou que ela iniciasse a prática de exercícios físicos. “Achei que nunca ia melhorar, mas ajudou muito, por isso, não vou desistir. Se é para você começar, que seja para levar a sério,” completa.

Dona Ide Marafon mora no interior do município, à 10km de distância da academia. Ela trabalha com bovinocultura de leite e relata que tinha muitas dificuldades no dia a dia. “Completou 90 dias que faço academia. Antes, eu não conseguia erguer peso, nem me abaixar para lavar os pés. Agora, posso até me ajoelhar. Venho toda a semana. Penso que se a gente quer, tem que ir em busca. Muita gente de outros municípios, gostariam de morar em Marema. A ajuda que nós temos aqui, é muito grande. É pecado se queixar,” afirma Dona Ide.

Outro usuário que está muito satisfeito com os resultados que conquistou através das atividades físicas, é Ademir Carbonera. Ele conta que fez cirurgia no ombro, sofria com bursite, tendinite e rompimento do tendão. Para recuperar o movimento do braço, fez muitas sessões de fisioterapia da Unidade de Saúde, depois, a equipe médica orientou para que prosseguisse com atividades na academia. “Foi a melhor coisa que poderia acontecer na minha vida. Aqui a gente exercita o corpo inteiro. Ganhei mais saúde e mais vida. Antes, eu caminhava um pouco e já ficava sem ar. Hoje, caminho tranquilo, faço até 25 minutos de esteira, antes em cinco minutos eu já estava cansado. Esse investimento da Administração, foi nota 10,” avalia Carbonera.

Dona Alzira Antunes da Silva, sentia muitas caibras no corpo e tinha pernas e pés inchados. Para isso, chegou a tomar medicamentos de uso contínuo. “Não precisei mais de remédios. Estou bem, só com os exercícios físicos. Antes eu chegava a chorar de dor. Agora, eu deito e durmo,” relata.

Para ter acesso aos horários da Academia Saúde e Movimento, os interessados devem procurar a Unidade de Saúde e ter a liberação médica. Informações complementares e inscrições, podem ser obtidas diretamente na Unidade de Saúde de Marema, 49-3354-0022. A usuária Rosane Siqueira reforça que a academia é gratuita para a população. “Não custa nada para frequentar. Custa vir de casa até aqui e ter boa vontade. Tudo vai valer a pena. A pessoa só precisa ter dedicação e aproveitar o que tem, que é gratuito e é uma coisa muito boa,” afirma Rosane.