Encerram hoje as inscrições para exames de tuberculose e brucelose animal gratuitos em Marema

Eliminar a brucelose e tuberculose bovina é uma questão de saúde pública. Em Marema, o assunto está sendo tratado de maneira rigorosa pela Prefeitura. Encerra nesta terça-feira (23), o prazo para produtores efetuarem a inscrição para realizar exames gratuitamente no rebanho. A ação faz parte do Programa Municipal de Controle e Erradicação da Tuberculose e Brucelose animal.

O cadastro dos produtores interessados deve ser feito junto a Secretaria Municipal de Agricultura. O programa é realizado através de uma ação será subsidiada pela Administração Municipal, com participação do Codam (Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Marema). Os exames serão realizados por laboratório credenciado junto ao município, mediante processo de licitação. Assim que for finalizado o processo, o Executivo Municipal promoverá a divulgação dos inscritos no programa, do número geral de animais examinados, do quantitativo de exames subsidiados pelo município e dos respectivos munícipes beneficiados.

Conforme o edital de chamamento, o município subsidiará exames e diagnósticos, com base em critérios isonômicos e proporcionais à todos os munícipes, em percentual a ser definido pelo Executivo Municipal e pelo Codam. Caberá aos órgãos “promover a verificação e análise quanto ao número de produtores cadastrados, o número de animais a serem examinados e a quantidade de exames disponíveis, a fim de que, levando em conta a reserva do possível, promova-se a divisão proporcional do quantitativo de exames que será disponibilizado para os interessados cadastrados,” destaca o edital.