Marema recebe projeto Ciranda do SESC

Profissionais do SESC estiveram em Marema na última sexta-feira (14), reunidos com estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, do Núcleo Escolar Municipal. O objetivo foi desenvolver atividades do projeto Ciranda SESC 2019. O tema desenvolvido foi “Brinquedos e Brincadeiras da Cultura Indígena Brasileira.”

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Salete Gaspari, a temática trabalhada pelo projeto do Sesc, destacou a influência da cultura indígena, com seus simbolismos, impressões e expressões nas brincadeiras e no brincar, de forma simples e espontânea. Os alunos participaram de três importantes momentos: a contação de história; a confecção de um brinquedo; e a ciranda com brinquedos encantados, que foram encenados e musicalizados pela Trupe Brincante.

A história escolhida para a contação foi “O roubo do fogo”, do livro Contos Indígenas Brasileiros, de Daniel Munduruku. Segundo o autor, “a obra mostra que a palavra cria, enfeitiça, embriaga, gera monstros, faz heróis, remete-nos para nossa própria memória ancestral e dá sentido ao nosso estar no mundo.”