Homenagem ao dia da pátria é realizado em Marema.

O Brasil comemorou neste ultimo  sábado os 191 anos de sua independência de Portugal, país do qual era considerado colônia desde 1500. O 7 de setembro de 1822 também marcou a ascensão de Dom Pedro I ao posto de imperador do País. A manhã de sábado (7) foi de homenagem à pátria em Marema. O ato solene realizado na Praça Municipal em comemoração à Independência do Brasil, garantiram aos maremenses a oportunidade de celebrar o 7 de Setembro com tradições e reverências. Os eventos foram prestigiados por famílias, autoridades, estudantes, professores, e representantes de entidades instaladas no município.

Para dar início às celebrações, foi realizado o ato solene  com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de Santa Catarina e de Marema ao som do Hino Nacional Brasileiro. Em seu pronunciamento, o prefeito Valdomiro Bevilaqua, falou aos presentes sobre a coragem e a vontade de lutar e vencer os desafios que culminaram com a Independência do Brasil em 1822 e deste ato histórico no desenvolvimento do país.

Os alunos da rede estadual e municipal apresentaram diversos números artísticos em homenagem ao dia da pátria, declamando poesias reverenciando as belezas e virtudes do povo brasileiro. Também foram apresentadas danças e musicas que remetiam ao sete de setembro.