Governo de Marema empossa novos conselheiros do Conselho Tutelar

Membros Titulares iniciaram os trabalhos nesta segunda-feira (11)

O Governo de Marema, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou o ato de Diplomação e Posse dos novos conselheiros do Conselho Tutelar de Marema. A solenidade ocorreu na manhã desta segunda-feira (11), na sede do Conselho Tutelar.

Acompanharam a solenidade o Prefeito Municipal, Marcos Pedro Batistel, o Presidente do CMDCA, Silvano C. Piaseski, e o Vereador, Valdair F. Chitolina

O Presidente do Conselho Silvano salientou a determinação dos conselheiros, pois o trabalho desenvolvido por eles será de extremo risco e grande importância. “Primeiramente, parabéns a todos pela coragem. O trabalho exercido por vocês é fundamental para proteger e melhorar o futuro das nossas crianças. Tenho certeza de que todos que estão aqui farão um ótimo trabalho e ajudarão a garantir uma sociedade melhor no futuro”, comentou Silvano.

Foi à primeira vez no Brasil que ocorreram eleições unificadas para o Conselho Tutelar, conforme a Lei 8.069/1990. São cinco vagas para conselheiros titulares, e cinco suplentes. Os titulares eleitos foram. Lucilei Perotto de March com 156 votos, Salete Chitolina com 86 votos, Julcecleia Zanchin com 64 votos, Luiza Ana Fleck Batista e Leandro Chitolina com 54 votos empate técnico. Para suplentes ficou: Pascoina Rampazzo com 51 votos, Marilene Agnolin com 37 votos, Delires Maria Zancanaro com 21 votos Leonice Rebelatto Cortelini com 6 votos e Juliana Zanchin com 6 votos

 

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Os conselheiros eleitos atuarão 40 horas semanais e receberão o valor definido em Lei Municipal. A função do Conselheiro Tutelar é de atender Crianças e Adolescentes sempre que ocorrer ameaça ou violação dos direitos que lhe são reconhecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente, seja por ação ou omissão da Sociedade ou dos pais ou responsáveis.