PROFESSORAS DO CEIM PORTINHA DO FUTURO DESENVOLVERAM ATIVIDADE PARA COMBATER A VIOLÊNCIA E EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL.

O dia 18 de maio é a data em que se enfatiza a luta contra a violência e abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil.

Essa data foi escolhida como um marco simbólico pois, em 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, foi cometido um crime bárbaro contra Araceli Crespo, que, na época dos fatos, tinha apenas 8 anos de idade. No ocorrido, que ficou conhecido como “Caso Araceli”, a menina foi brutalmente violentada, abusada e assassinada. Os autores deste crime hediondo permanecem impunes. Por este motivo a data foi escolhida como um momento de conscientização sobre o tema.

A proposta da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, bem como trabalhar a conscientização para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa.

Neste sentido nós professoras do pré 1,desenvolvemos no dia de (18), atividades que visaram conscientizar e prevenir as crianças deste tipo de violência através de atividades didáticas.

É de extrema importância que toda a sociedade, saiba os traços que uma criança ou adolescente apresenta quando está passando por abuso ou exploração sexual.

Ao perceber casos desse tipo de violência, o cidadão deverá imediatamente acionar o conselho tutelar da sua cidade ou o disque 100.