Grupo de Saúde Mental “Valorizando a Vida” aprende sobre os Riscos de Automedicação

   Dia 29 de julho de 2014 aconteceu na sala de reuniões da UBS de Marema, o encontro com o  grupo de Saúde Mental “Valorizando a Vida”onde a coordenadora do grupo Ligiane Speroto, psicóloga da UBS, convidou a farmacêutica Jamile Luzia Gaspari para fazer  uma orientação a respeito dos “Riscos da Automedicação”,

   A automedicação é o uso de medicamentos sem prescrição médica, o uso indevido de medicamentos considerados “inofensivos” pode acarretar conseqüências como resistência bacteriana, reações de hipersensibilidade, dependência, dentre outros. O mau uso de medicamentos pela população é um problema fortemente enraizado no Brasil e pode causar sérios danos à saúde dos usuários. Sabe-se que os medicamentos lideram a lista de causas intoxicação humana no Brasil.

   Além do efeito terapêutico, os medicamentos podem causar inúmeras Reações Adversas, Interações Medicamentosas e Efeitos Colaterais que somente seu médico poderá avaliar . Também foi abordada orientações de  como  deve-se tomar os medicamentos, quais os locais adequados para armazenar os medicamentos em casa, como avaliar o prazo de validade após aberto o medicamento. Se o paciente sentir algum sintoma diferente durante o uso do  medicamento,deverá procurar um médico ou um farmacêutico.