Missões Franciscanas da Juventude – Fé e amor ao próximo foram espalhados em Marema por jovens missionários

A 7ª edição das Missões Franciscanas da Juventude (29 de janeiro à dois de fevereiro), marcou com emoção a história de dezenas de famílias da paróquia de Xaxim. Dentre os mais de 800 participantes que vieram de todo o país, o município de Marema acolheu 29 pessoas. Os jovens ficaram hospedados com famílias acolhedoras, acompanharam atividades na zona rural, realizaram ações sociais e celebrações religiosas.

A Prefeitura de Marema contribuiu ativamente com a organização do evento. Para o jantar de abertura das Missões (no dia 29), utensílios da Festa da Polenta foram cedidos para o preparo do alimento típico da nossa região. A Administração Municipal também disponibilizou ônibus para o transporte intermunicipal e para o deslocamento ao interior. Além disso, servidores públicos e a estrutura do ginásio municipal e demais espaços públicos ficaram à disposição.

Foram dias intensos, com importantes vivências e trocas de experiências, principalmente para as 14 famílias que hospedaram os jovens (nos dias 30 e 31 de janeiro e primeiro de fevereiro). Dentre as contribuições deixadas pelos jovens ao município de Marema, esteve a limpeza do centro comunitário, do ginásio municipal e ginásio estadual, limpeza interna e externa da igreja e da praça municipal.

Os jovens também fizeram visitas e bênçãos às casas; visita o horto medicinal; a Unidade de Saúde; ao Centro Administrativo Municipal; visita à propriedade de criação de suínos de Gilmar Pegoraro e na propriedade de Claudecir Lunardi, que trabalha com bovinocultura de leite.

As atividades também contaram com uma caminhada até a Barra do Chapecozinho, no encontro dos rios Chapecó e Chapecozinho. Durante o roteiro, ocorreram paradas em algumas casas. Nos locais os jovens apresentaram um testemunho de fé e fizeram orações. A programação contou ainda com atividades de recreação e jogos no Ginásio Municipal; teatro com um grupo de idosos e apresentação de vídeos sobre o início das comunidades e sobre as potencialidades de Marema.

Na noite do sábado (01), os jovens missionários participaram de uma missa na igreja de Marema. A celebração contou com o plantio de uma árvore, simbolizando a realização das missões, a fé que vive e cresce nos corações e a passagem dos jovens missionários por Marema.

No encerramento das Missões, durante uma celebração especial em frente à Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, em Xaxim, os jovens que estiveram em Marema, demonstraram gratidão ao município e as famílias acolhedoras. Como lembrança, levaram muitas fotos com a bandeira do município e recordações do povo acolhedor, que cresce com fé.