Prefeitura de Marema para hoje

Os prefeitos realizam a paralisação para alertar o governo estadual e a população sobre as dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais. Essa decisão foi deliberada durante a Assembléia de Prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Irani – AMAI, realizada no último dia 20/07, no município de Xanxerê.

Segundo o presidente da AMAI e prefeito de Marema, Airton José Tedesco, os prefeitos estão conscientes de que os municípios vêm desempenhando um papel cada vez mais importante no federalismo do país. Entretanto, as transferências de recursos efetuadas pelo Governo Federal e Estadual, têm se demonstrado insuficientes para o adequado atendimento da demanda dos serviços, principalmente no que se refere aos municípios de médio e pequeno porte. “A paralisação será uma forma de protesto visando sensibilizar os governos sobre a realidade enfrentada pelos municípios, a fim de que possa ser repensada a repartição dos tributos em favor dos municípios”, disse.

Nesse mês, a maioria das prefeituras da região permanece com expediente em turno único, com exceção dos municípios que firmaram convênios com o governo estadual e federal e possuem prazo determinado para concluir suas obras, continuam com o mesmo horário de funcionamento. Também estão sendo adotadas medidas de redução das despesas, como cortes nas horas extras, economia nas ligações telefônicas, combustíveis, luz e água.

Os prefeitos da AMAI participam no dia 17 de agosto da Mobilização Estadual dos Municípios, na qual será entregue um documento reivindicatório aos candidatos ao governo do Estado. O encontro acontece a partir das 10h, no Centrosul, em Florianópolis.

Fonte: ASCOM FECAM