Administração Municipal realiza Campanha de recolhimento de Lixo Eletrônico

A Administração Municipal de Marema iniciou no mês de abril a Campanha de recolhimento de Lixo Eletrônico.

O lixo eletrônico tem gerado sérios problemas ambientais causando danos à qualidade ambiental e com isso a qualidade de vida. Um exemplo disso é que o acúmulo de resíduos expostos no meio ambiente acaba se tornando criadouros de diversos tipos de insetos que além do mosquito Aedes Aegypti (causador da Dengue, Zika e Chikungunya), podem ser responsáveis ainda por mais doenças de caráter bacteriológico, parasitário, dentre outras, “o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente(2016) cita por exemplo doenças como : câncer de pele e pulmão, asma, malária, ebola”.

A estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária (UFSM) e estagiária da prefeitura municipal Fabiane Toniazzo, cita que estudos e tecnologias estão sendo desenvolvidos para a destinação e disposição final adequada dos resíduos, isso, no entanto depende do encaminhamento correto dos mesmos, afinal cada qual possui um direcionamento de acordo com sua origem. Alguns resíduos necessitam ainda tratamento adequado, como é o caso dos eletrônicos.

Segundo a Administração Municipal os resíduos eletrônicos estão se tornando um grande desafio para as administrações públicas devido a sua complexidade e grande volume de geração, isso porque o capitalismo cada vez mais tem um papel relevante no mundo moderno, onde o consumismo aliado a evolução tecnológica estão presentes no dia a dia da sociedade moderna gerando assim descartes de materiais, como celulares, televisores, eletrodomésticos, e afins em um volume acelerado. Sendo assim a administração municipal promove nos meses de abril à junho o recolhimento dos Resíduos eletrônicos, os mesmos podem ser deixados na sala de meio ambiente, junto ao setor de Assistência Social. O meio ambiente e as próximas gerações necessitam desta atitude, colabore.