Secretaria da Saúde realiza dia D do novembro azul

Governo Municipal de Marema juntamente com a Unidade de Saúde realizou o primeiro sábado D do Novembro Azul no último sábado (21) no município.

Neste dia os homens puderam participar de atividades como aferição de pressão arterial, testes de diabetes, teste rápidos, atualização do calendário Vacinal, avaliação clinica com foco na prevenção do Câncer de Próstata, além de avaliação para a prevenção do Câncer Bucal. Os homens também receberam orientações de prevenção à saúde pelos profissionais que participaram das atividades do Dia.

O dia D foi marcado pela presença de mais de 180 homens.

Segundo o participante do sábado D, Egidio Cerrato, os cuidados com a saúde do homem é muito importante “Antigamente nós não tínhamos esses cuidados, só as mulheres tinham e hoje podemos desfrutar disso, nossa categoria masculina é bem desleixada falo isso por mim nós não se cuidamos como deveria ser, já as mulheres estão bem mais avançadas do que nós, poder aproveitar todas as orientações passadas no sábado e por em prática é muito importante, quero parabenizar todos os profissionais da saúde que se disponibilizaram”, comenta Egidio.

Segundo a Enfermeira Ana Paula Zmijevsk “Esta ação no município impacta positivamente devido às orientações de prevenção realizadas, bem como os casos novos detectados de diversos agravos a saúde, sendo que alguns pacientes já receberam tratamento e foram encaminhados de acordo com as demandas apresentadas”, comenta Ana.

A Secretaria da Saúde agradece a participação dos homens e relata que essa ação faz parte das atividades da saúde do homem no município, sendo importante ressaltar que os homens estão mais atentos para sua saúde.