Marema atinge meta de 100% na vacinação contra o HPV

Administração Municipal juntamente com a Unidade de Saúde de Marema realizou no dia 11 de agosto a 2º dose da vacina contra o HPV (quadrivalente) no Núcleo Escolar Municipal.

O câncer de colo de útero é uma doença grave que pode levar ao óbito.  A população prioritária da vacinação contra o HPV neste ano são as meninas na faixa etária de 9 anos a 11 anos.

A transmissão do HPV acontece por contato direto com a pele ou a mucosa infectada. A principal forma é pelo contato sexual, mas também pode ser transmitido de mãe para o filho durante o parto.

As adolescentes alvas da campanha receberam a 2º dose da vacina contra o HPV pelas Técnicas de enfermagem Eliane Mascarello e Neuza de Souza.

A meta do município era vacinar 100% das meninas que receberam a 1º dose realizada em março de 2015. Lembrando que a vacinação compreende 3 doses (0, 6meses, 60 meses).

Segundo a Técnica de enfermagem Eliane Mascarello o Município conseguiu atingir a meta de 100% da vacinação.

Além da prevenção adquirida pela vacinação as adolescentes devem seguir fazendo o exame de preventivo (Papanicolau) na vida adulta. E é claro usar preservativo quando iniciada a vida sexual.