Saúde da Família

Município de Marema disponibiliza serviços do NASF para a população

Atenção Básica do município conta com auxilio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família

Marema- Com o objetivo de melhorar os serviços prestados pela atenção básica do município, a Secretaria Municipal de Saúde de Marema, por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS), disponibiliza semanalmente dos serviços do Núcleo de Apoio de Saúde à Família (NASF).

Criado em 2008 pelo Ministério da Saúde, o serviço consolida ações voltadas à atenção básica, com equipes multiprofissionais que desenvolvem trabalhos de forma integrada com as equipes das UBS do município.

Durante os trabalhos realizados pelas equipes, a população pode contar com profissionais de várias especialidades, como assistente social, fisioterapeuta, educador físico, psicóloga e nutricionista.

O NASF atua em diversas áreas como: saúde da mulher, saúde da criança, saúde do trabalhador, saúde mental, reabilitação e saúde integral da pessoa idosa, alimentação e nutrição, serviço social, assim como atividades físicas e práticas corporais integrativas ou complementares.

Os profissionais do NASF trabalham dando apoio matricial, isto é, ampliando a capacidade de atendimentos em problemas clínicos, como saúde mental, nutrição e reabilitação. É a partir do NASF que são consolidadas novas ideias, discutidos caos clínicos e suporte na construção de projetos terapêuticos com as equipes das UBS, atendimentos compartilhados e questões de manejo territorial, sempre contando com integralidade aos pacientes, com abordagem integral de cada indivíduo, considerando seu contexto familiar, social e cultural.