Atividades marcam o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência em Marema

A Secretaria Municipal de Saúde de Marema promoveu na última semana uma série de atividades educativas, na rede municipal de ensino e na unidade básica de saúde, em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, lembrado no dia 21 de setembro.

Segundo dados do Censo 2010, realizado pelo IBGE, 23,9% da população brasileira – 45,6 milhões de pessoas – têm algum tipo de deficiência. Se compararmos os índices atuais com os do Censo de 2000, constata-se que houve um crescimento significativo no número de pessoas que declarou algum tipo de deficiência ou incapacidade. Ainda, conforme o IBGE, os direitos dos deficientes estão garantidos na Constituição Federal e o Brasil tem uma das legislações mais avançadas sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Na programação, foram incluídas ações de sensibilização e orientação aos escolares da rede municipal de ensino sobre como promover o exercício da cidadania e a inclusão social desta população, assim como, motivar as pessoas a empregarem a responsabilidade na vivência social com os deficientes.

A fisioterapeuta da unidade de saúde, Aline Matiello, comenta que muitos são os desafios das pessoas com deficiências e que as atividades objetivaram promover a integração da pessoa com deficiência através de ações educativas unindo esforços para que a inclusão seja de fato uma realidade no município.

A assistente social do município, CarlizeTodescato, trabalhou na oportunidade os direitos das pessoas com deficiência, enfatizando o respeito às diferenças e a inclusão social. Ressalta, que as pessoas com deficiência muitas vezes permanecem isoladas e que a luta das políticas públicas deve ser a inclusão destas pessoas em todos os segmentos da sociedade.

Este tema vem sendo trabalhado pela Secretaria Municipal de Saúde, desde o ano 2013, visando atingir o público escolar, bem como, toda a comunidade maremense.

Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças”