Município de Marema realiza palestra sobre Saúde do Homem

Palestra reúne centenas de pessoas em Marema

O câncer de próstata é o câncer mais comum na população, perdendo apenas para as neoplasias da pele,segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). No Brasil, 52.350 casos de câncer de próstata foram revelados em 2010 e em Sergipe, 510, de acordo com estimativas do Inca. O assunto foi tema de palestra no CTG de Marema.

A palestra foi proferida pelo médico urologista Ozi Odorico Correa e pelo médico Paulo Tonini da secretaria de saúde. De forma bastante informativa, abordou desde o funcionamento do corpo humano e a definição da próstata e do câncer, até as formas de prevenção e tratamento. Ele fez questão, também, de esclarecer alguns mitos e responder perguntas do público.

A incidência de câncer de próstata tem crescido muito em todo o mundo, segundo o médico, devido ao aumento da expectativa de vida da população, exposição aos fatores de risco que também cresceu e ao diagnóstico. Entre os homens, é a principal neoplasia, ficando bem além dos casos de câncer da traqueia, pulmão e brônquios, que somaram em 2010 17.800 casos no Brasil.

Rastreamento dos casos

O urologista lembrou da importância das visitas regulares ao consultório médico. “A medicina preventiva é importante. Nós homens, diferentemente das mulheres, temos uma cultura de estarmos sempre bem e que não precisamos de médico. Isso precisa ser mudado. O rastreamento do câncer de próstata não é de responsabilidade apenas do SUS, mas também de todos nós homens que devemos procurar mais o médico”, disse o palestrante.

Participação

O palestrante, Ozi Odorico Correa elogiou a participação do público e da ideia de promover uma palestra sobre esse assunto. “Estimo muito ver palestras voltadas para o homem. Há muitas direcionadas a mulheres, mas para o público masculino, são reduzidas. É muito importante trazer temas como esse para informar e desmistificar o assunto. Parabéns à secretaria de saúde e todos os envolvidos na realização do evento. E parabéns a população pela presença. É gratificante ver um público grande como este interessado na melhoria da qualidade de vida.”, falou.

Para o prefeito Marcos Batistel, o evento ajudou a tirar dúvidas sobre os problemas relacionados à próstata. “Essa palestra é de extrema importância no momento em que vivemos onde existe uma quantidade grande de pessoas desinformadas. Estou grato por poder participar desse evento tão informativo tanto para nós homens quanto para as mulheres”, parabenizou o prefeito.

Homenagem

A palestra foi aberta com um minuto de silêncio em homenagem ao ex-prefeito Valdomiro Bevilaqua e a primeira dama Marizete Peruzzo Bevilaqua, que faleceram no último sábado (30) em um trágico acidente de carro.

Uma menção honrosa foi entregue à família Bevillaqua como agradecimento pelos serviços prestados frente ao município.

Créditos: Raphael Spiller