Unidade de saúde realiza encontro com grupo de diabéticos

Marema – O Governo Municipal de Marema, através da Unidade de Saúde, realizou mais um encontro bimestral o grupo de diabéticos. Os encontros são organizados pela equipe de saúde da família juntamente com o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família). Nos encontro são passadas orientações sobre a importância de seguir um plano alimentar para o controle da diabete, o incentivo à prática de atividade física, a importância de seguir corretamente a prescrição de medicamentos feita pelo médico, como fazer a interpretação se a glicose está elevada ou controlada, a importância de seguir o tratamento para diminuir os riscos de desenvolvimento das complicações do diabetes.

Segundo a Enfermeira Ana Paula Zmijevski toda a equipe participa dos encontros para realizar orientações e anualmente são realizados exames de rotina no qual o paciente recebe os cartões vermelho, amarelo e verde de acordo com os fatores de risco que apresentam, assim as ações são destinadas a orientar os participantes a diminuir os fatores de risco para melhorar a cor do cartão. Mais de 86 pessoas fazem parte do grupo de diabéticos

Segundo Maria Bussolaro, participante do grupo há aproximadamente 15 anos, sua qualidade de vida melhorou depois que começou a seguir as orientações que são repassadas nos encontros. “Participo do grupo devido o interesse que as enfermeiras têm com a gente, é uma maneira de valorizar o trabalho delas. As pessoas que não participam e não se cuidam, que tenham amor à vida e procurem melhorar e uma ótima maneira é participando do grupo. O grupo está aqui para ajudar, por isso que as pessoas tem que participar e se cuidar. Um médico me disse que a diabetes é como o cupim, trabalha silenciosamente e quando se percebe a construção cai. A diabetes vai corroendo, lesando o cérebro, a visão, o coração, os rins e quando lesa todas as partes nobres do corpo  a pessoa cai” comenta Maria.