Mobilização contra hepatites virais é realizada em Marema
A hepatite é doença grave e silenciosa, milhões de pessoas podem ter e não saber. O foco da campanha desse ano foi vacinar as pessoas de 1 a 49 anos de idade que não realizaram a vacina.
Sábado do dia 26 de julho de 2014 foi o dia D de vacinação as pessoas puderam procurar a Unidade de Saúde para a realização de testes rápidos bem como conferir o esquema vacinal. Passaram pela campanha até o momento 155 pessoas sendo que dessas 59 pessoas iniciaram a primeira dose da vacina contra a hepatite B. Foram realizados mais de 200 testes, sendo que as pessoas com exames alterados foram encaminhas já para acompanhamento pelos programas desenvolvidos na unidade de Saúde.
As agentes de saúde do município têm trabalhado intensamente nesse mês de julho para identificar nas visitas domiciliares pacientes que estão em risco por não terem a vacina e encaminha-los para a Unidade de Saúde.
A enfermeira Ana Paula Zmijevski lembra a todos os munícipes que a prevenção das hepatites viras B e C não se dá apenas pela vacina da hepatite B, mas também pelo não compartilhamento de objetos como escova de dentes, lâminas de barbear ou de depilar, se a pessoa for usuária de drogas não deve compartilhar cachimbos, seringas, agulhas e canudos de inalação, assegurar-se de que os materiais usados para fazer tatuagens e piercings sejam totalmente descartáveis, utilizar material de manicure individual e esterilizado e usar o preservativo em todas as praticas sexuais.
Dessa forma a Secretaria de Saúde em nome de sua representante Camem Percio agradece a comunidade que se conscientizou e procurou a Unidade para as atividades de prevenção e lembra que a campanha vai até o dia 01 de agosto.