Prefeitura de Marema prepara festividade para marcar o Dia do Idoso

Município de 1.906 habitantes tem quase 550 idosos

A Prefeitura de Marema por meio da Secretaria de Assistência Social, está preparando um grande evento para marcar o Dia do Idoso. A comemoração ocorrerá no próximo sábado (28). A programação iniciará na parte da manhã, com missa na igreja; ao meio dia será servido almoço no centro comunitário e em seguida haverá tarde dançante.

A inscrição dos participantes e a retirada do ingresso para o almoço, deve ser feita na prefeitura. A Secretária de Assistência Social, Maristela Thomé, convida todos os idosos do município para participarem do evento. “A festividade está sendo preparada com muito carinho. Convidamos à todos os idosos do município para que participem, se divirtam e aproveitem a programação destinada exclusivamente para eles.”

Em Marema, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, existem aproximadamente 550 pessoas com mais de 60 anos – a população total, é de 1.906 habitantes. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, os idosos representam 14,3% da população, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. A projeção é que em 2030, o número de idosos supere o de crianças e adolescentes (de zero a quatorze anos). No mundo, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), o número de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, vai mais que dobrar em 2050, passando de 900 milhões em 2015 para cerca de 2 bilhões.

Com base nestes números, o Prefeito de Marema, Adilson Barella, avalia que os idosos precisam envelhecer de maneira saudável e ativa. “A idade avançada não deve ser empecilho para ninguém. Os idosos tem direito ao respeito, apoio, serviços de saúde, informação, participação e integração social, dentre outras garantias morais e direitos garantidos por lei. Em Marema, ações de saúde, assistência social, esporte, cultura, educação e demais áreas contemplam esses direitos,” afirma o Prefeito.