Programa Protetor Ambiental é realizado em Marema pela Polícia Militar Ambiental

Capacitar adolescentes para atuarem como defensores ambientais. Essa é a meta do Programa Protetor Ambiental, desenvolvido pelo Grupo de Educação Ambiental (GEA), do 2° Batalhão de Polícia Militar Ambiental. Em Marema, a ação conta com a participação de 32 estudantes de 7ª e 9ª séries, do colégio Profº Zelindo Carbonera. Contribuem com as ações, profissionais da Epagri e da Prefeitura Municipal.
Uma das primeiras atividades dos protetores ambientais, foi a participação juntamente com os instrutores, da programação da 2ª Festa da Polenta. Na última quarta-feira (12), os protetores ambientais visitaram a propriedade rural de Elton Sinski, no interior do município. No local, os adolescentes acompanharam a colocação de um passador de gado e a orientação quanto a preservação de uma fonte modelo Caxambu. De acordo com os coordenadores do programa, as aulas práticas são muito importantes. Nestes momentos, os jovens vivenciam as orientações de preservação ambiental repassadas em sala.
A formatura do Programa Protetor Ambiental, acontecerá no mês de novembro. Até lá, os alunos apreenderão noções de ecologia, gestão de recursos hídricos, gestão de resíduos, gestão da flora e fauna, unidades de conservação e outros assuntos relacionados ao meio ambiente. Participarão de atividades extracurriculares como eventos de cunho ambiental, palestras, seminários, campanhas educativas, acampamentos e viagens de estudos. Os jovens serão capacitados para atuar como defensores ambientais e multiplicadores dos saberes ecológicos.