Profissionais de saúde promovem encontros nas comunidades

Marema – Profissionais do NASF – Núcleo de Apoio  à Saúde da Família e da Unidade Básica de Saúde de Marema estão promovendo encontros nas diversas comunidades do interior com apoio terapêutico e medicamentoso. A equipe do NASF é composta por uma Psicóloga, Assistente Social, Fisioterapeuta, Educadora Física e Nutricionista e pela equipe da Unidade de Saúde participa dos encontros uma Farmacêutica, Enfermeira, Médica.

Nesses encontros existe uma troca de experiências entre pacientes que por algum motivo tomam medicação controlada, se fazem reflexões sobre hábitos de vida mais saudáveis física e mentalmente, além de dinâmicas de descontração. Após se realiza a entrega das medicações com a farmacêutica Jamile Gaspari, da Unidade de Saúde.

Depressão

Segundo a Psicóloga Ligiane Maria Sperotto  um dos temas abordados nos encontros é a depressão, um transtorno afetivo com evolução clínica, que resulta em períodos de tristeza profunda. “Não podemos confundir com desânimo, mau humor, estresse, preguiça. A depressão pode afetar pessoas de todas as idades, desde a infância à terceira idade e, se não for tratada, pode acarretar sérias consequências na vida pessoal, familiar e social. Caso a pessoa apresente os sintomas por mais de duas semanas consecutivas deverá procurar ajuda médica ou psicológica”, comenta Ligiane.

Segundo a Psicóloga, para superar a depressão as pessoas devem lembrar-se de cuidar de si mesmas, isto inclui tempo para fazer coisas que gosta. “É importante que estabeleça limites para o que você gosta, para o que se propõe a fazer e é capaz de fazer, adotando hábitos saudáveis e atividades prazerosas para seu dia”, ressalta.