Farmácia Básica de Marema conta com mais de 500 medicamentos
A Farmácia Básica Municipal, obrigatória pelo Sistema Único de Saúde – SUS, presente inicialmente nos municípios mais carentes, é um projeto do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde que disponibiliza um elenco de 150 medicamentos essenciais que são direcionados a população menos assistidas do município. “Com profissionais e uma ótima estrutura a Secretaria da Saúde oferece uma ampla gama de serviços à população maremense. Com um número muito acima do que preconiza a lei, que é 150 itens, garantimos um número de mais de 500 medicamentos,” destaca a Secretária de Saúde do município, Carmem Percio.
Para efetuar a compra dos medicamentos, o município de Marema cadastrou-se a um grupo de municípios organizados pelo CIS-AMOSC – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina. O Cis-Amosc, além de contribuir na compras de medicamentos, auxilia os municípios na realização de exames que não são contemplados pelos SUS. Estes exames são disponibilizados aos pacientes com mais necessidades.
A Farmácia Básica, sempre que necessário, será adaptada às particularidades regionais, podendo ser acrescentados medicamentos que atendam a necessidade específica do quadro nosológico peculiar a cada região ou município.