Secretarias de Marema realizam teatro lúdico contra a Exploração Sexual
Para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, no dia 18 de maio, a Prefeitura de Marema apresentou a peça teatral: “O segredo de Tartanina”.
De acordo com a Assistente Social, Carlize Todescato, o teatro contou com a participação dos profissionais das diferentes secretarias do governo: Saúde, Educação, Conselho Tutelar, Assistência Social e Escola Estadual. “Nosso objetivo foi alertar a população sobre o problema da violência sexual cometida em crianças e adolescentes e a importância de se fazer denúncias, já que muitas vezes a própria sociedade finge que não acontece”.
Para a assistente social, as famílias, bem como as crianças e/ou adolescentes vítimas deste tipo de violência muitas vezes não buscam ajuda, ao invés disso, preferem se esconder e sofrerem isoladas. “Com o teatro buscamos, de forma lúdica, mostrar tais situações de violência e incentivar as vítimas a fazer denúncias”, finalizou.
Carlize ressalta ainda que a violência sexual é um problema muito grave, que perpassa por todas as políticas públicas, e com extensões que afetam a sociedade de modo geral, não escolhendo classe social, região ou religião. “Ela acontece em qualquer lugar e são diversas as consequências que traz para as crianças e adolescentes violentados. É importante destacar que este tipo de violência traz sérios e complexos problemas para quem é violentado, não apenas no momento, mas para toda sua vida”, explica Carlize