“Respeitando a Vida” Marema realiza a 1ª Semana Municipal do Trânsito
A Semana Municipal do Trânsito em Marema foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e organizada pela Equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), contando com a colaboração da Estratégia da Saúde da Família (ESF), Vigilância Epidemiológica, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Escola Estadual, Escola e Creche Municipal.
A mobilização pela Semana do Trânsito é nacionalmente trabalhada entre os dias 18 e 25 de setembro, no entanto Marema começou suas atividades no dia 17 na Escola e Creche Municipal, onde os profissionais do NASF trabalharam com as crianças algumas regras de trânsito, a importância de respeitá-las. Este trabalho aconteceu na forma de explanação oral e logo após de forma lúdica por meio de um jogo de trilha.
No dia 22 de setembro foi o dia da Escola Estadual, onde o Especialista em Trânsito Daniel Toniazzo ministrou palestra em ambos os turnos trabalhando com os adolescentes as responsabilidades de cada pessoa no trânsito “Esta palestra foi principalmente para falar sobre condutor, estes adolescentes ainda não são condutores legalizados, e sabe-se que em suas residências eles acabam dirigindo tratores e até carros de passeios, passar a responsabilidade que ele devem ter, o que pode acontecer se eles forem flagrados dirigindo por serem menos de idade e também alertas sobre a travessia de pedestre que vem tirando a vida de muitas pessoas orientando pedestres e ciclistas no que é certo e errado”, comenta Daniel
No dia 24 de setembro à tarde a equipe do NASF, Bombeiros e Policial Militar fizeram uma Blitz educativa em prol da segurança no trânsito, orientando condutores de veículos automotores e pedestres sobre as responsabilidades de cada um para um trânsito sem acidentes.
A Fisioterapeuta do NASF Angélica Gris relata que “os acidentes de trânsitos são grandes responsáveis pelas demandas nas clinicas de fisioterapia, daí a necessidade de se conscientizar a população a fim de evitar os acidentes”.
A psicóloga do NASF Ligiane Maria Sperotto afirma que “ocorrem muitos transtornos emocionais como estresse pós-traumáticos que é difícil reverter, além das consequências físicas. Muitos acabam convivendo com o sentimento de culpa quando acontece o óbito”.
A Assistente Social do NASF Carlize Todescato diz que é de fundamental importância se trabalhar a prevenção dos acidentes, a conscientização de motoristas e pedestres em prol de um trânsito saudável, evitando os acidentes, Respeitando a Vida.
As atividades da 1ª Semana Municipal do Trânsito atingiram diretamente cerca de 270 crianças e adolescentes, aproximadamente 120 motoristas e pedestres, além dos professores.