Grupo de Diabéticos de Marema recebem orientações sobre violência
Administração Municipal juntamente com a Unidade de Saúde de Marema realizou nos dias 01 e 02 de setembro orientações sobre violência, para os grupos de Diabéticos. As orientações foi ministrada pela Assistente Social Carlize Todescato.
Segundo Carlize a violência é tema de debate nas diferentes esferas públicas, sendo necessário e importante dialogar com a população. “O objetivo da discussão é além de chamar a atenção sobre as diferentes facetas da violência, alertar e orientar sobre os procedimentos que devem ser adotados quando vivenciada uma situação de violência. Foi discutida a violência contra a criança e adolescente, contra a mulher e contra a pessoa idosa, as formas de denúncia, bem como o compromisso de cada cidadão” relata Carlize.
Na oportunidade a Enfermeira Ana Paula Zmijevski fez também uma apresentação sobre os resultados alcançados pelo grupo dos anos de 2013 a 2015. “O resultado mostrado foi satisfatório, pois muitos pacientes reduziram os fatores de risco modificáveis. O objetivo do acompanhamento no grupo é reduzir as complicações causadas pela diabetes e fatores de risco associados”, comenta Carlize.
Nos grupos são realizadas verificações de Pressão Arterial, controle de glicemia capilar e entrega de medicamentos.
Este projeto envolve todos os profissionais da saúde, integrando as equipes Estratégia da Saúde da Família (ESF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Agentes Comunitárias de Saúde.