‘Saúde Mental’ Profissionais da saúde de Marema desenvolvem projetos com grupos de Saúde Mental
Os encontros que antes eram realizados na cidade este ano passaram a ser realizados nas comunidades.
O Município de Marema conta com um grupo de Saúde Mental. O Grupo faz parte de um programa desenvolvido pelo Ministério da Saúde, com o intuito de atender pacientes que tem medição controlada, pacientes depressivos, ansiosos, que tomam medicamento para dormir e com queixas emocionais.
Para tratar essas pessoas a Psicóloga Ligiane Maria Sperotto e a Farmacêutica Jamile Gaspari juntamente com o NASF- Núcleo de Apoio a Saúde da Família trouxeram uma inovação para este ano, com o objetivo de que os pacientes possam se sentir acolhidos e a vontade. Os encontros que antes eram realizados no município este ano passaram a ser realizados nas comunidades.
Os encontros acontecem uma mês por mês em cada comunidade. Durante os encontros são realizadas atividades como orientações, psicoterapia, para as pessoas lidarem melhor com seus pensamentos e sentimentos. A cada dois meses os grupos irão receber seus medicamentos em casa, para que não precisem se dirigir até a Unidade de Saúde. Para terem este beneficio, será necessário que os pacientes participem dos grupos de Saúde Mental.
Segundo a psicóloga, Ligiane, com todos os estudos que se têm hoje, sabe-se que somente a medicação por si só não vai fazer com que o paciente tenha uma melhora significativa. “O grupo terapêutico é importante justamente para fazer aquela parte que a medicação não faz, a gente pede para que os pacientes frequentem os grupos justamente para trabalhar este lado, para proporcionar aos pacientes uma vida com qualidade emocional, e é por isso que o grupo terapêutico no tem o nome de “Valorizando a Vida”, explica Ligiane.