“Caminhando pela Vida”: uma experiência exitosa de atividade física regular e orientada no município de Marema.

   A secretaria municipal de saúde, através dos profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde das Famílias NASF, vem desenvolvendo no município há mais de um ano, um projeto de atividade física regular e orientada.

   A experiência iniciou-se em virtude dos altos índices de doenças crônicas no município assim como a falta de espaço físico público para a realização de atividade física. Outro fator que motivou a implementação deste projeto foi os riscos à saúde existentes quando da realização de atividade física sem orientação específica, considerando as particularidades de cada pessoa.

   O grupo tem como metas: redução das taxas de sedentarismo na população em geral, melhoria da condição física dos participantes (força muscular, flexibilidade, resistência muscular), manutenção e melhoria dos níveis glicêmicos, colesterol, diminuição do uso de medicamentos, diminuição de consultas por descompensação de doenças crônicas, prevenção de desordens osteomusculares; melhoria da postura; melhoria da circulação; melhoria da auto-estima e humor, redução de história e complicações de quedas, promoção de hábitos saudáveis e um ambiente de convívio social.

   São desenvolvidas além de práticas corporais como alongamentos, caminhada orientada e exercícios de fortalecimento, atividades relacionadas a saúde mental e social, atividades integrativas como o do-in, também chamada como auto-massagem, exercícios de respiração, consciência corporal, equilíbrio, agilidade e concentração.

   As atividades são coordenadas pela fisioterapeuta Aline, pela assistente socialCarlize e pela educadora física Maria, sendo que ainda participam regularmente do grupo uma técnica de enfermagem e agentes de saúde.

   Na última semana, o grupo contou com a participação e colaboração da agente de saúde Magali Terribele, especialista em psicopedagogia, que realizou atividades de psicomotricidade junto ao grupo.

   O grupo reúne-se todas as terças e quintas-feiras, no centro de múltiplo uso, ás 07:30 horas. Toda a comunidade está convidada a participar das atividades!