Aconteceu, em 17 de novembro, o exame de graduação de faixa da equipe de Karatê

Aconteceu, em 17 de novembro, o exame de graduação de faixa da equipe de Karatê, estilo shotokan, de Marema/SC. No momento, estiverem presentes os atletas do município, os quais prestaram a prova e, aqueles que obtiveram êxito no teste, tiverem seus graus reconhecidos.

Neste dia virtuoso, tivemos a grande honra de dividir a experiência com uma pessoa especial que, com 67 anos, graduou-se em faixa preta em Karatê estilo Shotokan, reforçando os ideais que relacionam o esporte com a saúde física e mental, e rompendo com estereótipos que envolvem o limite de idade para a prática dessa arte marcial.

Em relato, a Sr.ª Nair Lourdes Rampazzo, querida por todo o grupo, afirma: “Karatê transmite disciplina, força, confiança e respeito aos nossos colegas, sem fazer distinções. Para mim, o karatê é o melhor exercício, qualquer pessoa pode fazer. É uma arte completa, atua na mente, corpo, alma e espírito. É um equilíbrio perfeito.”

​A Sr.ª Nair ainda sugere que, para um envelhecimento saudável, deve-se praticar Karatê e, para finalizar ressalta que o segredo está na forma de conduzir a equipe e os treinamentos. “Vale muito do professor. Aqui [em Marema] tivemos muita sorte com esse profissional. Ele sabe ser pai, filho e irmão. Se precisa, é capaz de dar um puxão de orelha, um abraço ou um aperto de mão. Quando vamos aos campeonatos, nunca somos cobrados em conseguir medalhas, mas sempre somos incentivados a dar o nosso melhor”.

​Diante o exposto, a equipe de Karatê agradece à administração pública e o poder municipal pelo apoio prestado pelas Secretarias de Educação, Esporte, Cultura e Assistência Social que, juntas, atendem mais de 120 atletas somente no projeto de Karatê, possibilitando a prática dessa arte marcial para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

​O instrutor, Marcos Tonello, agrade a todos os atletas pela confiança depositada em seu trabalho e ressalta que o sucesso do projeto se deve aos investimentos e cooperação do Prefeito e dos Secretários Municipais, além de mencionar que as famílias são elementos basilares no êxito da atividade.