Marema realiza encontro de Hipertensos no Interior
Dificilmente percebida, a hipertensão, quando não tratada, pode, ao longo do tempo, aumentar o risco de derrames, doenças cardíacas e renais, lesões nas artérias e outros agravantes.
Para estimular o tratamento e o diagnóstico precoce, a Secretaria Municipal de Saúde do Município de Marema mantém diversas estratégias. E uma delas são os grupos de encontro de hipertensos nas comunidades do Interior. Todo usuário pode, ir à Unidade de Saúde, solicitar o monitoramento da pressão arterial, diariamente e, em poucas semanas, confirmar se sofre, ou não, dessa doença.
“Na própria Unidade esta disponível não só medicamentos, mas também uma equipe de profissionais especializados, que orientam sobre como manter uma alimentação equilibrada e com menor teor de sal. Eles ainda dão suporte com a realização de diversas atividades como os grupos de convivência dos hipertensos e da terceira idade”, pontua a Enfermeira da Unidade Ana Paula Zmijevski. Nesta semana o encontro de hipertensos ocorreu na Linha Baliza, onde o grupo conta com 42 pessoas. Na ocasião todos tiveram aferição da pressão arterial, pesagem, medição da altura e atendimento medico. Na data também aconteceu à entrega dos medicamentos que geralmente é realizada nos encontros.