“Mulheres aprendem com mulheres” Grupo terapêutico promove troca de experiências em Marema
Com o objetivo de promover a troca de experiências entre mulheres, focando na Saúde mental, a secretaria de Saúde de Marema proporciona às mulheres do município encontros mensais do grupo “Mulheres Aprendem com Mulheres”.
Tudo começou em 2001 quando a psicóloga Ligiane Sperotto foi convidada para palestrar sobre saúde mental para um grupo de mulheres do município. Após o evento, surgiu a ideia de lançar um grupo de apoio terapêutico – no início com 30 vagas, que foram prontamente preenchidas. A partir de então o grupo passou a se reunir uma vez por mês na sala de reuniões do posto de saúde. Surgia assim o Grupo Mulheres aprendem com Mulheres, da Secretaria de Saúde de Marema.
Segundo a coordenadora Ligiane, o nome do grupo “mulheres aprendem com mulheres” representa a troca de experiências que é promovida nestes encontros. “O grupo abre espaço para promover uma educação que inspira ações concretas e criativas, levando a uma mudança pessoal e social, aonde uma mulher vai aprendendo com a outra a trabalhar seus aspectos emocionais, autoestima e equilíbrio”, explica a psicóloga.
O programa promove a troca de experiências tendo a oportunidade de vivenciar: uma tomada de consciência e análise da realidade; uma mudança de atitudes e uma nova percepção; uma maneira diferente de agir, para conseguir, um dia, uma sociedade nova.
Atualmente o grupo tem o apoio de todos os profissionais do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde das Famílias – e atuam em conjunto com o grupo.
Objetivos do grupo
– Aprender o que a saúde mental;
– Compreender melhor os nervos;
– Conhecer melhor a si mesma e crescer como mulher;
– Procurar soluções em conjunto com outras mulheres.
Encontro com fisioterapeuta
No último dia 28, o Grupo Mulheres aprendem com mulheres se reuniu com a fisioterapeuta Angélica Gris, que abordou o tema ‘Conhecendo o Assoalho Pélvico’ – que se refere coletivamente aos tecidos que ocupam o espaço entre os ossos do púbis e o cóccix.
Aproveitando a oportunidade a fisioterapeuta falou sobre disfunções, como a incontinência urinária, suas causas, os tipos mais frequentes e orientados sobre a prevenção através de exercícios de Kegel para fortalecer as fibras musculares do assoalho pélvico. Na ocasião estiveram presentes quatro integrantes do grupo. “O grupo é bem participativo e interessado na promoção e prevenção em saúde”, destacou a fisioterapeuta.