Estudantes de Marema fazem o plantio de mudas e a preservação de nascente

 

 

Dia 21 de setembro, foi o dia da árvore. Para marcar a data o Núcleo Escolar Municipal, está realizando atividades de orientação e conscientização com estudantes do 1º ao 5º ano. Dentre as temáticas trabalhadas, está a necessidade de reflorestar e preservar nascentes e fontes de água. Os assuntos estão sendo repassados por professores e extensionistas da Epagri.

Dentre as atividades já realizadas com os alunos, esteve o plantio de mudas de árvores nativas, às margens de um córrego que corta a cidade. A intenção é reflorestar o espaço, evitar a erosão do solo e proteger o riacho. Os estudantes também visitaram as três agências bancários do município e fizeram a distribuição de mudas para funcionários e clientes. As mudas – 250 unidades de variedades nativas, frutíferas e ornamentais – foram doadas pela empresa Alcaplás, de Xanxerê.

Alunos do 4º ano também visitaram a propriedade da família Marcon. No local, o grupo fez uma caminhada até uma nascente de água. Os extensionistas da Epagri, Valter Fedatto e Dulce Cenci, explicaram sobre a necessidade de proteger o local e ações de preservação, construção de fontes modelo Caxambu e o plantio de árvores, que ocorrerão nos próximos dias.

A Secretária de Educação de Marema, Salete Gaspari, explica que “as ações visam conscientizar tanto os alunos, como a sociedade, sobre a necessidade de refletir sobre a preservação ambiental. “O ser humano depende da água potável. Esse é um bem que a natureza oferece, mas que na maioria das vezes não é valorizado. Precisamos criar atitudes que garantam a proteção das nascentes, o ciclo hidrológico, sem poluição e sem desperdício. Todo esse conhecimento está sendo repassado pelos professores em sala de aula e na prática, pelos profissionais da Epagri,” afirma a Secretária.